Páginas

30 de maio de 2011

As novas fraldas de pano

Esse fim de semana estive na feira Baby Bum que havia comentado em um post passado. Lá me deparei com um stand de fraldas de pano. Já conhecia essas fraldas de vista, nas minhas passagens por sites gringos. Porém não sabiam que já estavam disponíveis no Brasil.

Não faz muito tempo atrás, as mães só usavam fraldas de pano em seus bebês, eu fui uma desses bebês. Mas o que havia na época eram aquelas fraldas (tipo Cremer) quadradas que eram dobradas e colocadas no bebê, fixadas por um alfinete ou fita crepe. Aí por cima se colocavam um tipo de calcinha de plástico para não vazar.

As fraldas de pano se mordenizaram. Hoje são feitas com uma camada interna de um tecido que mantém o bebê seco e camada externa anti-vazamento. Apesar do meu marido ainda duvidar da sua praticidade, estou disposta a fazer um teste.

Dados das novas fraldas:

Fralda com elásticos caseados feitos especialmente para as fraldas na medida de 1 cm de largura, na cintura e nas perninhas,  para você fechar nos botõezinhos e adaptar no bebê conforme seu crescimento, permitindo uso prolongado desde o tamanho P até o G. Camada interna de microsoft que mantém o aspecto sempre seco. Camada externa de PET . Fecho em botões com regulagem para a cintura e as coxas.

Durante os 2 primeiros anos de vida, um bebê utiliza de 3. 000  à 5. 000 fraldas descartáveis e sua decomposição pode demorar até 450 anos. Um bebê utiliza em média 124 fraldas descartáveis por mês. A escolha das fraldas de pano permite uma atitude ecológica e também uma poupança econômica, ao mesmo tempo que incentiva nossa economia local e as práticas de negócios sustentáveis, pois apenas cerca de 16 fraldas tamanho único suprem a necessidade de uso desde o bebê recém nascido até o desfralde.

Sobre as volta das fraldas de pano foram publicadas reportagens nas revistas Veja e Crescer . Confira as publicações: Revista Veja e Revista Crescer.

Existem algumas opções de fabricantes dessas fraldas, podendo também encontrar fraldas importadas. Essas são algumas opções:







Para começar vou testar comprar uma para ver se é viável trocar as descartáveis pelas de pano, ou pelo menos intercalar o uso das duas.

Um comentário:

Dani disse...


Ola,Faz pouco tempo acabamos de abrir uma pequena atividade com objetivo de produzir fraldas de pano de ótima qualidade e de forma sustentável (utilizando somente tecidos nacionais) e com um ótimo custo beneficio. Se estiver interessada no argumento pode visitar o nosso site informativo: www.biolinum.com
No nosso site também é explicado o que você tem que olhar quando escolhe uma fralda ecológica. Abraços