Páginas

27 de abril de 2011

Como criar um gênio criativo

Texto original de ModernMum, por Alla Berger, 21/04/2011


 Num mundo de mudanças constantes, crianças deverão ser altamente criativas para poderem competir. Além de dar aos seus filhos o básico de suas necessidades e garantir seu bem e sua felicidade - muitos pais esperam que seus filhos surjam de repente com uma mente criativa pronta para conquistar o mundo. Porém criatividade e talento precisam ser cultivados e alimentados, assim como o que você fornece para as necessidades fisiológicas básicas de seu filho. O cérebro é um músculo que pode ser exercitado como qualquer outra parte do corpo em crescimento do seu filho. Aqui estão algumas maneiras de ajudar a desenvolver a criatividade no seu pequeno:

1. Limite a TV e os video games
Sentar-se na frente da tv ou da tela do computador fará pouco para expandir a mente de seu filho. Ao invés disso, encorage a brincadeira livre onde seu filho possa usar a imaginação e desempenhar papéis. Brincadeiras estruturadas são ótimas, mas seu filho precisará aprender o que fazer com o tempo não estruturado, o que o permite descobrir coisas por si próprios e flexibilizar sua imaginação em seu limite.

2. Exponha seu filho à Arte
Se seu filho não é exposto às artes quando novo, ele poderá "tropeçar" nela quando ficar maior. Você é aquele quem deve iniciar essa exposição. Leve-o a museus, galerias de arte, musicais, shows, etc. Ao ver seu lado criativo e questionador essas qualidades passarão para seu filho.

3. Seja paciente e permita que seu filho faça sozinho
Ao permitir seu filho ou filha experimentar diferentes coisas o possível é um grande passo para a criatividade. Deixe-os participar das tarefas diárias para que ganhem a sensação de pertencimento. Permiti-lo fazer coisas sozinho pode levar mais tempo do que se você estivesse ajudando, promover sua independência e criatividade compensará no final. Dando-o a oportunidade de participar de jardinagem, tarefas, etc. você estará construindo sua auto-confiança e mostrando-o que é capaz de qualquer que sua mente se fixar. Esta é uma excelente base para sua criatividade crescer.

4. Monte um "cantinho da criatividade" na sua casa
Prepare um cantinho que pertença só a seu filho em sua casa - na condição dele sempre manter esse cantinho em ordem depois que usá-lo. Proporcione materiais adequados para a idade - como massinha, giz de cera, lápis e cor, papéis e tesouras sem pontas. Seu filho poderá trabalhar suas habilidades artísticas, usar sua imaginação, aperfeiçoar suas habilidades motoras e sentir que tem liberdade e seu próprio espaço para fazer tudo isso.

5. Com um pouco de encorajamento se vai longe
Se você realmente quer nutrir a mente criativa de seu filho, então garanta encorajá-lo a qualquer custo. Ao invés de ser crítico sobre seus esforços criativos, aplauda-o pela tentativa de expressar-se. Ouça entusiasmadamente a suas histórias e músicas e elogie-os - até mesmo participe, sempre que possível. Proteja e encoraje a curiosidade natural de seu filho e seu amor pela exploração assim ele poderá crescer e se desenvolver de maneira maravilhosa.

2 comentários:

Anônimo disse...

O texto fala de genialidade e logo no inicio dele (6ª linha)aparece a palavra "celebro", ao inves de CEREBRO. Quem foi o genio que escreveu isso?

Fernanda disse...

Obrigada pela correção, e pela delicadeza também. O erro de digitação deve ter acontecido na tradução do artigo.

Atenciosamente,
Fernanda